4 de janeiro de 2014

Vítimas do Silêncio

Nome: Vítimas do Silêncio
Autora: Janethe Fontes
Editora: Universo dos Livros


O livro conta a história de Margarida, uma garota meiga, forte e decidida. Conhecemos Guida quando ela está fugindo para Gramado. Depois de ter sido violentada, ela não suporta seu padrasto, Carlos, e não conseguiria passar nem mais um dia sob o mesmo teto que ele. Na nova cidade, ela é muito bem recebida por seus tios e primos, os quais não via há anos. E, com o tempo, consegue ir amenizando a dor que sentia por aquilo que acontecera.

Depois de quase um ano, ela percebe estar apaixonada por seu primo Marcos, com quem se envolveu por uma única noite. No dia seguinte, Guida se reencontra irmã, Suze, e com sua mãe, Magnólia, que havia se separado de Carlos. Assim, voltam a viver juntas novamente.

Mas a vida de Guida ainda não havia se ajeitado. Ela descobre que Marcos foi obrigado a estudar em Londres, que estava grávida de seu próprio primo e, o pior de tudo; que seu padrasto voltaria a viver com elas. Assim, percebe que teria de recomeçar mais uma vez.

Desse modo, Guida parte para São Paulo com pouco dinheiro em mãos, sem lugar para viver, grávida e pronta para encontrar um emprego. Depois de dois meses, aceita trabalhar como acompanhante de William, um jovem advogado, de uma família que tem um dos mais conhecidos escritórios de advocacia do país, e que ficou paraplégico após um acidente, não querendo ajuda alguma.

Guida, então, deve lutar para alcançar o sonho de se formar advogada; para dar um futuro melhor para seu filho, proteger sua irmã do próprio pai e ajudar qualquer uma que venha a sofrer o mesmo que ela.

Gostei muito do livro e adorei o modo como Janethe abordou o tema. Apesar de ser um assunto bem pesado, ela consegue fazer com que a leitura fique fácil e simples. Eu lia um capítulo atrás do outro e não conseguia parar de ler! Quando achamos que as coisas finalmente vão dar certo para Guida, algo aparece para importuná-la novamente.

Margarida me conquistou pela sua força, coragem e por sempre ir atrás daquilo que acredita ser o mais justo.  Mesmo depois de tudo que passou, ela continuava firme e não perdia seu jeitinho meigo de ser.

Também gostei muito de conhecer William. Ele, com o apoio de Margarida, foi um ótimo exemplo de como a força de vontade e otimismo conseguem nos fazer vencer aquilo que consideramos um obstáculo em nossas vidas. Ele foi essencial para que Guida alcançasse o que tanto sonhava – e estava sempre a apoiando, para o que fosse necessário. Os dois, juntos, conseguiram o apoio que precisavam para superar aquilo que mais lhes perturbava.

O passar dos anos no livro se dá de forma detalhada, entre 1988 a 1997. E, durante todos esses anos, aprendemos a gostar de Guida e a torcer para que as coisas deem certo em sua vida.  Vale muito a pena ler o livro!

Esse post foi feito como resenhista do Arca Literária!