28 de agosto de 2013

O Diário de uma Paixão

Nome: O Diário de uma Paixão/ The Notebook
Autor: Nicholas Sparks

Eu já tinha lido alguns livros do Nicholas Sparks e quase sempre vejo a mesma coisa: um casal apaixonado e uma tragédia. Nem sempre a tragédia é com o casal, mas muitas vezes por causa dela, o casal não fica junto no final. 

Allie e Noah passaram o melhor verão de suas vidas há muito tempo atrás. Ela, com 14 anos e ele, com 17. Eles se apaixonaram como nunca imaginaram ser possível. Infelizmente, a mãe dela não achava que o garoto era bom o suficiente para a filha: sua família não era uma das tradicionais da Carolina do Sul. 

Cada um seguiu com a sua vida. Ela fez faculdade de arte e ficou noiva de um advogado que era apaixonado por ela e cuja família tinha nome. Ele, por sua vez, foi para perto de Nova York, conseguiu fazer dinheiro e, depois, se alistou para a guerra, indo lutar na Europa. 

Com o fim da guerra, Noah voltou para New Bern, sua cidade natal, e comprou a casa que ele prometera a Allie, naquele verão longínquo, e a reformou. A moça, ao ler a notícia da reforma da casa em um jornal, mesmo estando a três semanas de seu casamento, sentiu que precisava visitar seu amor de verão. E, é claro, assim os dois se reencontram, voltam a sentir o amor que sempre existiu entre eles. Mas será que ela vai desisti da vida que formou para reviver o amor da adolescência?


Eu gostei bastante do livro. Confesso que no início fiquei um pouco com raiva da Allie. Por que ela iria até New Bern, dar esperanças para o pobre do Noah, que sempre caiu de amores por ela - e não tem ninguém que possa trazer a metade da felicidade que ela trouxe para ele verões atrás -, e depois voltar a ficar com seu noivo. E eu sentia que ela faria isso, mesmo sabendo que deveria ficar com Noah, a quem ela realmente amava. 

Também gostei de ver o amor que Noah sente por Allie. É realmente um amor infinito, sem procedentes e sem nenhuma razão que não fosse a verdadeira e eterna paixão entre os dois. Recomendado para quem gostar de Nicholas Sparks e de livros de romance! Agora só falta ver o filme!

Onde encontrar? Saraiva | Submarino | Cultura | Fnac