12 de agosto de 2013

Anna e o Beijo Francês

Nome: Anna e o Beijo Francês
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito

Anna Oliphant vai realizar o sonho de muita gente: ela vai para Paris, na França. Ela não só vai para lá como também vai passar um ano estudando lá! Imagine só, um ano em Paris? Pois bem, o que para muitos seria algo ótimo de se pensar, para Anna é um pesadelo.

Antes de tudo, vou falar sobre a Anna! Eu adorei a personagem! Ela é certinha, organizada, é leal a seus amigos e, assim como eu, apaixonada por cinema (lembrei da Fani, de Fazendo meu Filme)... Mesmo estando insatisfeita com o que vinha pela frente no seu próximo ano, resolveu encarar de frente o desafio - e fazer de seu ano na França um ótimo ano.

Como é que alguém pode ser obrigada a estudar um ano fora, num país com uma língua diferente, e, ainda, no último ano do colegial? Anna nem sequer fala francês! Ela nem foi consultada sobre a mudança! Seu pai com certeza perdeu a cabeça. Mas não: seu pai é assim. O pai de Anna é um escritor que adora colocar tragédia no meio de seus romances, pois isso vende e dá dinheiro - e sua descrição bate inteiramente com - adivinhem só - Nicholas Sparks

Então, deixando para trás sua melhor amiga Bridge e seu quase namorado Toph, Anna parte rumo à França, para a Escola Americana de Paris. Logo no primeiro dia sozinha, conhece Mer, que a apresenta para seu grupo de amigos. É quando finalmente dá de cara com Étienne St. Clair, um americano com nome francês e sotaque britânico. Ainda mais: ele é engraçado, divertido, bonito... Só tem um defeito: tem namorada. 

Ao longo do ano, Anna arrica um pouco de francês (ela anotando num papelzinho como que se pede um ingresso de cinema é ótimo!), conhece os principais pontos de Paris e ainda firma amizade com seus novos amigos. - entre eles, é claro, St. Clair. Mas ela não está apaixonada por ele, está? Óbvio que é só amizade: ele é o seu melhor amigo!


"Anna e o beijo francês" é um livro muito fofo! A história é bonitinha e, por cima de tudo, se passa em Paris! Como é que a Anna não queria morar um ano em Paris!? Eu iria sem pensar duas vezes!

Apesar de achado o livro fofinho e tudo, tenho algumas críticas para fazer. A tradução não está tão boa. Em um momento ela fala que SOAP é a sigla para School of America in Paris. Alguns capítulos depois, a Anna chama a nova escola de EAP (que seria Escola Americana de Paris). Depois volta a chamar de SOAP... Vai entender! Tem algumas outras incoerências nesse sentido ao longo do livro! 

Outra coisa que eu estranhei são as falas, que ficam jogadas no meio do parágrafo. No começo é um pouco confuso, porque não entendemos quem está falando e quando a fala acaba e começa o pensamento da Anna. Além disso, o livro é narrado no presente. Como alguém narra tudo enquanto acontece? Só eu que acho livros narrados em primeira pessoa no presente estranho?

Também não gostei de St. Clair. Que raiva dele! Ele fica namorando, enquanto está claramente a fim de Anna - sai mais com ela do que com a namorada, defende ela em qualquer ocasião, conversa sempre com a amiga, vão no cinema sozinhos e a lista ainda vai! Se ele não namorasse, com certeza seria mais um daqueles personagens que todas as meninas suspirariam. Pena que ele faz várias meninas suspirarem quando tem outra esperando por ele em casa! 


Mesmo assim, o livro é muito bonitinho! Anna é uma protagonista ótima e que realmente consegue conquistar o nosso apoio. Os novos amigos também são muito legais, em especial Rashimi (realmente gostei dela, queria que ela tivesse aparecido mais ativamente!). Também adorei voltar para Paris e passear por lá com a Anna! A cidade é linda! A autora também consegue nos envolver! Depois da dificuldade com as falas nos primeiros capítulos, eu li o resto super rapidinho! Fora a capa que é maravilhosa! Assim que recebi o livro, já o peguei para ler e tirar fotinhos com ele! 


E aí, alguém já leu o livro? O que acharam? Comentem!

Onde encontrar? Saraiva | Cultura