7 de julho de 2013

A Linhagem

Nome: A Linhagem
Autora: Camila Dornas
Editora: Novos Talentos - Novo Século

Antes de tudo, eu queria agradecer à Camila pela parceria! Gostei muito do livro e adorei ter essa oportunidade para ler! 


Londres, 1720. Evangeline Bennett é a filha mais velha de Julian, o marquês de Winchelsea e um dos nobres mais próximos do rei. Ela está de casamento marcado com o primo do rei – e portanto um ótimo partido - Hector Callum. Isso seria o sonho de qualquer garota da época, mas Evangeline é diferente. Ela não é como qualquer uma.
A lady tem personalidade forte, é decidida e nem cogita ser submissa a um homem (o que a faz rejeitar ainda mais Hector). Além disso, ela é poderosa, tem dons especiais. Esses dons fazem com que seu pai a repudie ainda mais – e ele mal espera o momento em que sua filha será responsabilidade de outro homem.

Na noite em que será apresentada a seu noivo, Eva se descontrola, usando seus poderes com mais intensidade do que pretendia – e isso faz com que seu pai fique furioso. Como sempre, para se acalmar, a garota foge para o estábulo, onde ama ficar escovando Atena, sua égua. É lá que conhece Henry Atlee, o novo cocheiro da casa – e logo já começa a ver o moço com outros olhos. Coisa que não poderia nem passar pelos pensamentos de uma lady. Na mesma noite, se depara com Dorian, um homem que sabe muito mais sobre o seu segredo do que ela gostaria – e que pode mostrar para ela que não está sozinha neste mundo.

Assim, junto com os bruxos que não sabia da existência, com Henry e com seus dois melhores amigos, Albert e Genevieve, Evangeline se vê frente a uma ameaça – que pode fazer retornarem os dias de caça às bruxas – e somente eles poderão salvar o rei e impedir uma possível caça às bruxas.


Eu adorei o livro! Comecei a ler e fiquei até altas horas da madrugada lendo! Primeiro, pois amo história - e o livro mostra muito bem como a sociedade daquela época era construída, focando, antes de tudo, no status de cada família - e mostrando o medo de Julian de que o poder de sua filha tirasse sua posição na sociedade. Depois, pois adoro sobrenatural. O poder de Evangeline parecia real, não foi estranho à situação. Ainda, amo um bom romance, e o amor entre Henry e Evangeline me pareceu daqueles que não pode ser segurado - mesmo quando ela está de casamento marcado com outro.

Gostei muito da protagonista. Ela é muito determinada e sabe o que quer, independente do que a sociedade pensa. Ela não mede palavras e está pronta para fazer o que for necessário para conseguir o que quer.  Exatamente por isso, não consegue se encaixar em sua família – Julian e Margaret, sua irmã, se importavam mais com o que os outros pensavam do que o que realmente queriam – e pareciam ser felizes daquela maneira. 

A autora consegue fazer com que odiemos Julian e Hector, os maiores representantes daquela sociedade ultrapassada que não se importa com nada que não seja o status, independente de como foi conquistado.

É claro que não podemos esquecer de Morgana, a criada de Evangeline que é a única pessoa que consegue fazer com que ela se sinta efetivamente em casa quando está com sua família – e é uma das únicas pessoas que aceitam o dom que tem. Genevieve também é uma personagem forte e que tem personalidade própria mesmo sendo mulher - ela é artista, papel reservado principalmente aos homens, e não tem medo de usar seu charme para conquistar quem a interessa. Albert, por sua vez, é um mulherengo e adora o fato de a amiga ser o oposto das mulheres de sua época. Por fim, temos Henry, o cocheiro ruivo que conquistou o coração de Eva. Ele também quer encontrar um amor de verdade antes de pensar em casamento e não consegue resistir à filha do patrão. Ele consegue ser carinhoso e não tem medo de lutar para fazer o que é certo.

Recomendo para todos os que adoram livros com um toque histórico e sobrenatural, assim como para quem gosta de livros em que a protagonista não é apenas uma mocinha indefesa, mas sim uma mulher determinada a fazer o que é certo! E, para quem ainda tem preconceito com a literatura nacional, fique tranquilo: esse livro vai te conquistar! Quem sabe você não muda de ideia?

Onde encontrar? Saraiva | Cultura