24 de junho de 2013

A Elite

Nome: A Elite
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Pode conter spoilers de "A Seleção"

Ganhei esse livro de Dia dos Namorados e não consegui parar de ler! Eu estava esperando a continuação desde que terminei de ler "A Seleção", e estava muito querendo saber o que ia acontecer. E, por incrível que pareça, o livro conseguiu tirar a certeza que eu tinha quando terminei "A Seleção": eu estava torcendo por Maxon.

Achei América mais chatinha nesse livro. Ela está cheia de dúvidas, insegura (ao contrário do que era) e precisa de alguém que a oriente na próxima grande decisão que fará com sua vida. Ela gosta de Maxon, mas não sabe se está preparada para assumir o cargo de princesa. Ela seria uma boa princesa?

Além disso, Aspen voltou em sua vida. Quando pareceu que o esqueceria, seu ex-namorado aparece como guarda no Palácio - e, ainda, parece decidido a reconquistar a garota. Ela só precisa de mais tempo para decidir o que realmente quer. Mas será que ela terá o tempo que precisa? 

Após uma festa de Haloween que Maxon dá especialmente para realizar um desejo de América, alguns acontecimentos (punições, invasões de rebeldes) fazem com que os dois se distanciem. E, ainda, que América se aproxime de Aspen. O ex-namorado dela se demonstra muito compreensivo e é uma das únicas pessoas que realmente a acalma - o que faz com que a garota fique ainda mais confusa.


No segundo livro, passamos a conhecer melhor as garotas da Elite e a própria Rainha Amberly. A rainha se mostra como uma verdadeira mãe para as garotas, se sensibilizando e as ajudando nos momentos que precisam. 

Adorei conhecer Kriss, uma das garotas que eu pouco tinha reparado anteriormente, que é muito fofa e que está disposta a conquistar o coração de Maxon, mas sem jogar sujo. E fiquei com mais raiva de Celeste. Ela é exatamente tudo aquilo que eu odeio: uma pessoa fútil, egoísta e que não se preocupa nem um pouco com o que os outros precisam, mas apenas com o que é bom para si mesma. Quem precisa de uma rainha que não liga de verdade para o povo?

Eu não gostei do modo de agir do Rei Clarkson. Ele não parece ser um rei piedoso: aparenta apenas ter a vontade de demonstrar quem é ele e qual seu poder. Será que Maxon será um rei diferente?

Também achei legal conhecer mais um pouco sobre a história de Illéa. Aprendemos junto com América o nascimento do sistema de cotas e começamos a odiar cada vez mais esse sistema. Um ódio que pode sacrificar a estadia de América na Seleção. Será que é por isso que há tantos ataques rebeldes? Quero ler logo o próximo livro para descobrir!

Outra coisa que achei interessante foram as pesquisas demonstradas. Os jornais e revistas que são distribuídos pelas melhores castas (os que Celeste ama ler) demonstram que América está em último lugar. Mas todos os funcionários do Palácio, assim como alguns nobres de países com maior liberdade, adoram América e suas ações. 

Por fim, gostei muito do pai de América! Ele é realmente compreensivo e se preocupa com a felicidade da filha, acima de tudo. E, é claro, aposta em seu potencial. Quando tudo parece estar ruindo, o pai dá os melhores conselhos e sabe falar exatamente o que a garota precisa escutar para aguentar. 


Eu amei o livro! Ganhei e virei a noite lendo! Terminei em um dia! Vale muito a pena ler, estou super ansiosa para ler "The One", o último volume da trilogia! É recomendadíssimo!

E, a certeza que eu tinha sobre querer que América ficasse com Maxon foi abalada em certos momentos da leitura. Passei a gostar bastante de Aspen. E a dúvida que tornou América chatinha também começou a me atormentar! Realmente Kiera Cass conseguiu fazer com que eu ficasse com as emoções à flor da pele e, mesmo não curtindo triângulos amorosos, sentisse as dúvidas de América como se fossem minhas! Mesmo assim, no final, continuei torcendo por Maxon.

E agora, quem será a escolhida por Maxon? E quem América escolherá? No final de "A Elite", parece que ela fez uma escolha (vou tentar não expressar meus sentimentos quanto à ela para não dar spoilers)! E será que ela seria uma boa princesa? Eu tenho certeza de que ela seria! O que vocês acham? Para quem estão torcendo?

Onde encontrar? Saraiva | Cultura | Fnac | Submarino