22 de janeiro de 2013

Torre Eiffel

Oi gente!

Estou postando menos esse mês, mas só porque estou viajando! Assim que voltar de viagem, os posts voltam a ter mais regularidade, tá?

Então, estou em Paris! A Cidade-Luz! É tudo maravilhoso por aqui! Acho o francês uma língua muito bonita (legal ver gente falando francês por todo canto, mesmo sem entender nada hahaha). E a Torre Eiffel é maravilhosa! Então, porque não falar um pouco sobre ela? Um dos monumentos mais conhecidos do mundo e que, com certeza, não pode deixar de ser visto!



A Torre Eiffel é uma torre de ferro feita por Gustave Eiffel para a Exposição Universal de 1889, que comemorava 100 anos da Revolução Francesa. Até hoje, a torre é o edifício mais alto de Paris (tem 324 metros) e o monumento pago mais visitado do mundo (dica, gente: subir na torre de escada - 1665 degraus - é mais barato e mais rápido! Eu subi de escada e fiquei uma hora lá em cima só esperando meu pai subir de elevador!).
Na previsão, a torre seria destruída em 1900, 11 anos após a exposição, mas como se tornou símbolos rapidamente do país, conseguiram encontrar outras utilidades para a torre. Em 1988, fizeram experiências de transmissão radiofônicas pelo exército francês que permitiram a manutenção da torre. Isso foi importante durante as guerras, já que a torre conseguiu interceptar algumas mensagens inimigas.
Ao longo da subida de escada, vemos alguns quadros mostrando algumas personalidades e seus feitos na torre. Um que me chamou a atenção foi o de Santos Dummont. Sim, o brasileiro que inventou o avião! Em 1901 ele contornou a torre em um dirigível! E, assim, adquiriu mais fama e entrou para a lista histórica de feitos na torre!

Uma curiosidade: sabia que a Estátua da Liberdade, aquela de Nova York, também foi feita por Gustave Eiffel? Ela foi dada pela França aos Estados Unidos pela comemoração de 100 anos de sua independência e quis reforçar a amizade entre os países. Legal, né?

Visite aqui o site oficial!