26 de dezembro de 2012

Divergente

Nome: Divergente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco


Trouxe mais uma distopia para vocês! Dessa vez conta a história de Beatrice, uma garota de 16 anos que está prestes a arcar com uma das decisões mais importantes de sua vida - decisão que definirá seus amigos, suas crenças e sua lealdade... Para sempre.

No futuro, a cidade de Chicago foi dividida em 5 facções: Abnegação, Audácia, Amizade, Franqueza e Erudição. Cada uma age de acordo com aquilo que defende, tendo uma característica que considera essencial nos seres humanos e outra que condena. A abnegação, por exemplo, condena o egoísmo. Assim, todos que pertencem a essa facção devem agir de modo a abdicar desse caráter totalmente - passando a ser totalmente altruístas e só fazer aquilo que priorize os outros.



Beatrice cresceu na abnegação, mas nunca sentiu que estivesse no lugar certo. Ao contrário de seu irmão, Caleb, não consegue abdicar totalmente do que precisa sem nem pensar no assunto. Por isso, fica nervosa ao fazer o teste - e descobre que, na verdade, é uma divergente. Ou seja, seu resultado não foi conclusivo. Ao invés de apontar para apenas uma facção, apontou para três: abnegação, erudição e audácia. E isso não é boa coisa: a garota deve evitar, ao máximo, falar sobre o resultado que obteve.

Assim, após escolher a audácia, Tris - como agora é chamada -, tem que se esforçar ao máximo para ser uma das 10 iniciantes escolhidas para ser membro efetivo da facção. E, para isso, tem que enfrentar desafios inimagináveis, como pular de um trem em movimento, lutar e manejar uma arma. Nesse meio tempo, Tris deve aprender em quem deve confiar, encontra amigos de verdade, arranja inimigos, vê a morte de perto, se machuca até sangrar e ainda se apaixona. 


Sobre os personagens: é muito interessante ver como as pessoas das diferentes facções - que foram, portanto, educadas de maneira diferente - lidão uma com a outra. É engraçado ver como Christina joga a verdade como se fosse a coisa mais fácil do mundo e como Will tem um vasto conhecimento só por prazer. 

Também foi possível diferenciar bem os treinadores dos iniciantes. Eric, o líder da Audácia, um homem que veio da Erudição, se importa menos com a situação dos iniciantes - e só quer vê-los agir de acordo com a força que cada um tem (mesmo que não seja necessária). Quatro (sim, esse é o nome dele), que eu já imaginava desde o início quem realmente era (e acertei, iei!), se mostra o oposto: ele é compreensível com os iniciantes e não quer vê-los agindo sem pensar, sem que entendam o motivo de cada coisa e que ajam de modo idiota.

Gente, o livro é muito bom mesmo. Recomendo para quem gostar de ação, distopias ou romances. O livro todo passa muito rápido, queremos muito saber como Tris vai lidar com a iniciação - se ela será uma das melhores -; como ela ficará longe da família (facção antes de sangue), longe do irmão - que se transferiu para a Erudição, a facção inimiga da Abnegação; como ela vai lidar com situações que não existiam antes - o medo, o amor, a ameaça direta. É muito bom mesmo.

Veja aqui qual sua facção e aqui a trilha sonora do livro!
Veja aqui a resenha de "Insurgente", a continuação!