17 de novembro de 2012

O Amigo Oculto

Eu sou fã da Dakota Fanning. E do Robert de Niro. A garota, desde o primeiro filme que fez ("Uma lição de amor"), arrasou. E conseguiu conquistar Hollywood! Um dos próximos que estrelou, depois, foi este. Um filme de suspense. E também estava ótima no papel!


O filme conta a história de David, um psicólogo, e sua filha, Emily. Após a morte traumática da querida esposa e mãe - que se suicidou com navalhas em uma banheira -, eles se mudam para uma casa em uma cidade de veraneio.

Emily, que tinha como melhores amigas suas bonecas, descobre uma maneira de se aliviar: encontra Charlie, um amigo imaginário. O pai, no início, fica preocupado. Mas, como psicólogo, sabe que essa é uma maneira de o cérebro curar traumas. E transferir a culpa para outra pessoa. 

Percebe, porém, que o amigo da filha está durando mais do que o esperado - ele não desaparece em pouco tempo e ela não se preocupa em encontrar novas amizades - só de ter Charlie por perto já está satisfeita. 

É então que coisas sombrias começam a acontecer. E ficamos com medo da criança (Dakota com cabelo escuro ficou assustadora!). Vemos, algumas vezes, a banheira - local onde a mãe da garota se matou - cheia, com velas e escritos em vermelho na parede. Tudo isso para acusar o pai de ter causado a morte da esposa. O pior: sempre que David pergunta para filha quem fez aquilo, a resposta é a mesma: Charlie.

[SPOILER]

Com o correr do filme, descobrimos quem é Charlie. Ficamos com medo dele e com dó de Emily, que pensou ter um amigo quando na verdade não tinha. Essa é uma das partes que mais dá aflição no filme. Agora tememos pela vida da menina e torcemos para que ela consiga fugir de Charlie - mesmo que, para isso, tenha que despistar seu pai.

A última cena do filme, ainda, foi a que me deixou mais surpresa! Emily, já vivendo com uma amiga de seu pai que sempre confiou, parece estar feliz, bem e em um clima totalmente diferente do que vivia na casa no interior. Então, foca-se no desenho dela. E os desenhos podem mostrar bem mais do que estamos esperando, né?
[/SPOILER]



O filme é ótimo. Eu fiquei tensa do começo ao fim. A atuação dos protagonistas é maravilhosa - principalmente de DeNiro (conseguimos diferenciar direitinho suas intenções de acordo com o modo que fala). Dakota Fanning também é ótima atriz - não dá para acreditar como uma garotinha da idade dela na época conseguiria fazer um filme tenso como esse sem ter consequências psicológicas depois!

Se vocês gostam de filme de suspense e estão dispostos a levar alguns sustos, recomendo fortemente! E é ainda melhor porque o final é inesperado, nos fazendo entender o porque da menina gostar tanto e ter tanto medo de seu mais novo amigo imaginário. Se realmente for assim.