3 de outubro de 2012

Olha só como sou legal!



A internet é uma beleza, quem vai dizer o contrário? Ela nos permite ver tudo a tempo real, saber as notícias, falar com gente do mundo todo, ter maior visibilidade nas ideias que temos e muito mais. Mas ela nem sempre é boa.


Outro dia, adicionei uma pessoa no facebook. Eu a conheço, mas nunca realmente conversei com ela. Só um oi, ou um nossa, como está quente hoje e coisas assim... Agora sei a vida inteira dela, mesmo sem conhecê-la direito, porque ela posta o que faz em seu perfil. E tudo piorou quando ela terminou o namoro. Ela simplesmente posta tudo o que faz, para mostrar ao ex como sua vida é boa agora que está solteira. Vai dizer que nunca viu alguém fazendo isso?

As pessoas acham que, ao colocar as coisas que fazem em seus perfis da rede social estarão causando inveja para os outros, quando, na verdade, não acontece nada disso. Quando a pessoa posta o que acha interessante, ou um ou outro lugar que foi e gostou é normal. Mas postar cada detalhe da sua vida é demais. Ninguém vai sentir inveja dela: parece que está colocando tudo online porque não tem jeito melhor de aproveitar a vida. 

Essa exposição excessiva, além de ser chato para quem não tem a vontade de saber cada mínimo detalhe da vida da pessoa, pode ser usada para o mal. Além de informar demais aqueles que podem estar mal intencionados (o que pode gerar consequências óbvias – leiam aqui uma história interessante sobre isso), pode gerar pensamentos errados sobre sua pessoa. E, assim, você recebe muitas críticas quando, na vida real, é bem diferente do que você quer parecer.


Esse texto faz parte da blogagem coletiva promovida no Depois dos Quinze