17 de outubro de 2012

Cinquenta Tons de Cinza

Nome: Cinquenta Tons de Cinza
Autor: E.L. James
Editora: Intríseca


Bom, o que falar desse livro? Eu não fazia a mínima ideia do que se tratava o livro no começo de seu sucesso. Então começaram a surgir resenhas e resenhas de pessoas que se apaixonaram pelo livro, que queriam o Christian Grey para elas e tal... Mas o livro não fala de sadomasoquismo? Fiquei um pouco sem entender essa paixão toda. Foi então que li uma resenha (aqui) que contrariava 99% das que eu já tinha lido – e, finalmente, alguém que não queria ver nem de perto um cara como o Christian Grey. Eu, curiosa que sou, resolvi ler o livro. A repercussão foi tanta que era difícil não resistir a ele. 



Então, essa é a história: Anastasia Steele, de 21 anos, uma estudante de literatura, vai entrevistar Christian Grey, dono de uma empresa milionária. Ela, então, ao ver o homem fica impressionada com sua jovialidade e sua boa aparência – e acontece algo que nunca havia sentido antes: ela se apaixona. Ele, ao olhar para ela, já se sente atraído (principalmente depois dela ruborizar e morder os lábios algumas vezes.

Gente, só vou fazer um comentário. A autora é extremamente repetitiva. Ana não para de morder os lábios, ruboriza o tempo todo, fica debatendo sua consciência com a deusa interior e ainda tem muita coisa que você repara ao longo do livro. Eu entendi o porquê as pessoas disseram que a autora não escrevia tão bem.

Então, continuando, Grey descobre onde ela trabalha e eles marcam um dia para ele ser fotografado para completar a entrevista. Dia vai, dia vem ele, sentindo-se extremamente atraído pela mordida nos lábios dela,  a convida para a casa dele.

Lá, apresenta Ana ao “quarto vermelho da dor”, um quarto em que ele realiza seus desejos. Pois é, gente, ele é sadomasoquista. Ana, apesar de estranhar tudo aquilo, cede ao bilionário (porque está apaixonada, não por causa do dinheiro, tá?). E então que começamos a ler, com os mínimos detalhes, a vida sexual dos dois protagonistas.


Sinceramente, acho muito difícil alguém ceder tão facilmente quanto a protagonista. Acho que ela ficou mais tentada pela beleza, pelo dinheiro (ele a levou para passear de helicóptero e, ainda, deu um macbook pro para ela) e pelo sexo (sim, ele usa isso como arma para convencê-la). Por mais que ela gostasse de ter um cara lindo e rico atrás dela, não acho que compensaria praticar o sadomasoquismo e obedecer qualquer coisa que ele a mandasse fazer.

Mesmo assim, eu gostei do livro. Tirando as (muitas) cenas de sexo - muitas delas desnecessárias -, o livro mostra um romance (bem parecido com Crepúsculo livro que a autora se inspirou). Talvez por isso (e pelo sexo) que tantas mulheres ficaram fascinadas com o livro. Um homem lindo, maravilhoso e bilionário que se sente atraído por uma menina que não tem nada de mais (e que se acha sem graça) e faz de tudo para convencê-la a ficar com ele  - mesmo que isso implique assinar um contrato em que ela se mantenha submissa.

Então, antes de recomendar o livro, devo dizer que para lê-lo, a pessoa não pode se sentir desconfortável quando o assunto é sexo (porque é muito detalhista nesse aspecto). Recomendo, então, para quem gosta de um romance como Crepúsculo, entre duas pessoas que dificilmente se relacionariam na vida real.