30 de julho de 2012

A Vida é Bela


Esse filme é um clássico que eu tinha muita vontade de ver faz um tempão! Ele estava aqui separado na minha sala e eu sempre esquecia de ver, e agora finalmente assisti!

O filme conta a história de Guido e é dividido em duas partes. A primeira delas mostra o protagonista tentando conquistar o amor de Dora, sua princesa (como ele a chamava), que estava noiva de um outra. Eu nem sabia da existência dessa primeira parte, confesso, e até pensei que estava vendo o filme errado. O filme se parece com uma comédia romântica - num estilo bem italiano.

Depois mostra o casal alguns anos depois, com o nascimento de Giosuè, seu filho de 5 anos. Em um belo dia, o pai e o filho são levados para um campo de concentração - e a mulher quis acompanhá-los (mesmo sabendo que não ficariam juntos). 

Para disfarçar a situação, Guido inventa um jogo para parecer que o campo de concentração não é o que realmente é. Achei engraçada uma cena em que o pai finge saber alemão para explicar as regras do jogo ao filho (cena abaixo):



Com isso, e a vontade de manter a si mesmo e ao filho vivo faz com que ele faça de tudo para convencer Giosuè a seguir as regras do jogo (e, assim, conseguir sobreviver). Ao mesmo tempo, se esforça para conseguir mandar mensagens para mostrar a sua mulher que ainda está vivo - com a esperança de que ela também esteja.

Cuidado com o spoiler!

Confesso, e aqueles que não querem saber de spoiler não leiam essa parte, que fiquei chocada com a morte de Guido. Não sabia que isso faria parte do filme e fiquei triste - me colocando na situação de seu filho que, de repente, não encontra mais o pai. Mas, assim como prometido, encontra o seu tão sonhado tanque no "último" dia do jogo - mostrando que foi vencedor!

Gostei muito do filme - principalmente da segunda parte. Adorei o fato de o que poderia traumatizar Giosué para o resto da vida se tornou uma experiência divertida - parecendo mais um jogo do que qualquer outra coisa. Recomendo à todos que tiverem a oportunidade de assistir.

Ps. Eu fiquei muito feliz de reconhecer o ator que interpreta Guido no novo filme do Woody Allen (Para Roma com amor), com um papel muito engraçado que mostra como o ator é bom!